ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO PÚBLICA


De maneira geral quanto maior a economia de um país, mais seus modais são direcionados aos transportes de grandes volumes, como as ferrovias; por outro lado é necessário considerar também, para este transporte, a velocidade com que as mercadorias chegam ao seu destino final. Vale ressaltar também que outros tipos de transportes podem ser priorizados, considerando-se a possibilidade, tais como aquaviário e dutoviário.

 

Neste contexto, considerando as informações obtidas em seu material de estudo, marque a alternativa que apresenta as principais diferenças entre os modais Ferroviários e Aéreos:


No transporte Ferroviário o custo por km é baixo e transporta grandes volumes, mas a velocidade de transporte é alta; ao contrário, o transporte Aéreo possui um alto custo por km e transporta pequenos volumes, mas a velocidade de transporte é baixa;


No transporte Ferroviário o custo por km é alto e transporta grandes volumes, mas a velocidade de transporte é baixa; ao contrário, o transporte Aéreo possui um baixo custo por km e transporta pequenos volumes, mas a velocidade de transporte é alta;


No transporte Ferroviário o custo por km é baixo e transporta grandes volumes, mas a velocidade de transporte é baixa; ao contrário, o transporte Aéreo possui um alto custo por km e transporta pequenos volumes, mas a velocidade de transporte é alta;


No transporte Ferroviário o custo por km é baixo e transporta pequenos volumes, mas a velocidade de transporte é baixa; ao contrário, o transporte Aéreo possui um alto custo por km e transporta grandes volumes, mas a velocidade de transporte é alta;


No transporte Ferroviário o custo por km é médio e transporta grandes volumes, assim como a velocidade de transporte que é média; ao contrário, o transporte Aéreo possui um alto custo por km e transporta pequenos volumes, mas a velocidade de transporte também é alta;

Assinale a alternativa correta. A utilização de árvores nas propriedades agrícolas aumenta a capacidade de armazenamento de água nos solos, capta dióxido de carbono e torna-se habitat para mais espécies, além de diversificar a paisagem tornando-a mais estável às intempéries. Esta prática constitui um modelo agroecológico de sistema integrado e é denominada [______________]. Ela está entre as soluções contemporâneas para a promoção de um modelo agrícola sustentável. A alternativa que preenche corretamente a lacuna anterior é:


Agrofloresta.


Manejo de Dejetos de Animais.


Adubação verde.


Integração Lavoura-Pecuária.


Controle Biológico de Pragas.

Assinale a alternativa correta. Embora o Brasil seja o 5º maior país do mundo em disponibilidade de terra, historicamente, o nosso território foi mal distribuído e maltratado. Observe com atenção a charge a seguir:

Fonte: https://profisabelaguiar.blogspot.com

Esta charge ilustra uma das características principais da política agrária no Brasil, que expõe um cenário difícil e desafiador. Trata-se da (o)


baixo investimento em educação.


concentração fundiária.


degradação do meio ambiente.


pobreza e da fome.


poluição do ar.

Assinale a alternativa correta. No que tange a política agrária brasileira, a sua história é constituída de conquistas, conflitos, entraves e retrocessos. Neste sentido, leia o fragmento de texto a seguir: “este estatuto, criado em 1964, prevê a utilização da terra pelo proprietário, de maneira que o usufruto de suas condições econômicas favorecesse os seus trabalhadores e, respectivamente, a família dos mesmos”. Este fragmento corresponde a um documento importante que marca positivamente a política agrária brasileira. O mesmo é denominado


Lei de Terras.


Constituição Federal.


Estatuto da Terra.


Estatuto do Trabalhador.


Estatuto do Meio Ambiente.

Assinale a alternativa correta. As metas estabelecidas pelo Estatuto da Terra eram basicamente duas: a execução de uma reforma agrária e o desenvolvimento da agricultura. Três décadas depois, podemos constatar que


as metas, tanto a primeira quanto a segunda, foram alcançadas com sucesso; a considerar que o Brasil hoje é um modelo global no que tange ao desenvolvimento da agricultura e à justiça social no campo.


as metas, tanto a primeira quanto a segunda, prosperaram muito mal no Brasil, pois a agricultura representa uma parcela insignificante de nossa economia.


as metas, tanto a primeira quanto a segunda, foram totalmente ignoradas pelo poder público, por isso a agricultura brasileira tem tão pouco destaque, seja internamente, seja no cenário global.


a primeira meta ficou apenas no papel, enquanto a segunda recebeu grande atenção do governo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento capitalista ou empresarial da agricultura.


a primeira meta, relativa a reforma agrária, foi alcançada com sucesso, tanto é verdade que no Brasil hoje, percebe-se um clima de segurança e de satisfação plena entre a população camponesa.

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o transporte é um dos direitos sociais garantido à toda a população. Nesta mesma ótica, mediante previsão na mesma legislação, o transporte de pessoas é citado como necessidade vital básica, juntamente a outros itens. Como tentativa de que se aplicasse essa teoria na prática, a política pública de transportes no Brasil passou por constantes mudanças ao longo de séculos; mudou consideravelmente, entretanto, a partir da década de 1940 até os dias de hoje.

 

Neste contexto, marque a alternativa que apresenta os três principais pilares de impacto social da política pública de transportes no Brasil, segundo o seu material de estudos:


Transporte aeronaval; indústria automobilística; indústria de motocicletas;


Transporte público por ônibus urbano e interurbano; indústria ferroviária; indústria de motocicletas;


Transporte público por ônibus urbano e interurbano; indústria automobilística; indústria aérea brasileira;


Transporte escolar; indústria automobilística; indústria de motocicletas;


Transporte público por ônibus urbano e interurbano; indústria automobilística; indústria de motocicletas;

“É impossível para os atores públicos concentrarem suas atenções e atenderem a todos os problemas existentes em uma sociedade, dado que estes são abundantes e os recursos necessários para solucioná-los, escassos. Por isso, é necessário que se estabeleçam quais questões serão tratadas pelo governo. O processo de defi­nição da lista de principais problemas da sociedade é chamado de Formação da Agenda. Tal processo envolve a emergência, reconhecimento e a definição das questões que serão tratadas e, como consequência, quais serão deixadas de lado.” (SEBRAE. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte, 2008, p. 10-11)

A respeito dos elementos que contribuem para que deter­minado problema se insira na Agenda Governamental avalie as seguintes afirmações:

I. A existência de indicadores, que são uma série de dados que mostram a condição de determinada situação. Se esses indica­dores apresentarem uma situação problemática, ela poderá ser inserida na Agenda Governamental para sofrer interferência do poder público.

II. Situações que, pela repercussão social que causam, chamam a atenção para determinados problemas, como casos de crimes violentos que, pela comoção na popula­ção, podem dar início a ações do governo que busquem evitar que outros crimes parecidos ocorram.

III. Os resultados obtidos com programas anteriores, encerra­dos ou não, que apontam falhas nas medidas adotadas pelo re­ferido programa avaliado ou outros problemas que até então não recebiam atenção governamental. Em geral, são frutos de avaliações das políticas.

Estão corretas as afirmações


I e II, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.


II, apenas.

O conjunto de acoes e decisoes do governo, voltadas para a solucao (ou nao) de problemas da sociedade constitui uma das definicoes de:


Orcamento público


Plano plurianual de investimentos


Políticas públicas


Lei do orcamento


Lei de diretirizes orcamentárias

Assinale a alternativa correta. A agricultura brasileira tem demonstrado fragilidade e expõe as empresas do ramo a cobranças ambientais e sociais de organizações não governamentais, consumidores, parceiros da rede e, até mesmo, de concorrentes que denunciam os maus exemplos com a natureza e as péssimas condições de trabalho. Para neutralizar tais fragilidades, os estabelecimentos rurais têm procurado, cada vez mais, adotar soluções contemporâneas para a promoção de um modelo agrícola sustentável. Dentre estas soluções, estão:

I – a integração lavoura-pecuária;

II – a adubação verde;

III – a agrofloresta;

IV – o controle biológico de pragas.

Dos itens citados, são corretos:


apenas II, III e IV.


apenas I e II.


apenas I, II e III.


apenas I, II e IV.


I, II, III, IV.

A Defesa Civil é um órgão nacional, que possui alcance em cada um dos estados e dos municípios, relacionado à Política Pública de Segurança, que é de fundamental importância para a Segurança Pública de uma maneira geral. A inteligência, por sua vez, é uma ação conjunta relacionada à vários órgãos da Segurança Pública capaz de complementar a atuação do policiamento ostensivo / repressivo.

 

Considerando o exposto no enunciado da questão e em seu material de estudos, assinale a alternativa que apresenta características corretas da Defesa Civil ou da Inteligência:


A Defesa Civil, em sua composição, possui apenas agentes públicos e agentes contratados especificamente para um trabalho, sendo voluntários impedidos de colaborar;


A Inteligência possui atuação no sentido de assegurar o poder decisório e o conhecimento antecipado e confiável de assuntos relacionados aos interesses particulares;


A Defesa Civil e a Inteligência são abarcadas pelas Políticas Públicas de Segurança da Informação, motivo pelo qual são importantíssimas à sociedade;


A Inteligência no Brasil não possui nenhum órgão especializado, mas existem países que o possuem;


A Defesa Civil trabalha com ações de avaliação, prevenção e proteção das pessoas, cuidando inclusive do amparo ao cidadão no caso de desastres naturais ou produzidos pelo homem;

Páginas: 1234